Verificando espaço no storage do Android via linha de comando

Neste post irei mostrar dois comandos muito importantes na administração do Android OS. Estes dois comandos irão nos possibilitar analisar o uso de espaço do storage do seu dispositivo e permitir que você crie serviços de monitoramento de alocação e desalocação de dados nos armazenadores do Android. Quando digo armazenadores me refiro às NANDs OU MTDs (alocações internas do dispositivo) e possíveis dispositivos externos que possam ser utilizados como storages (pendrives, SDCards, etc).

O comando df: O comando df permite verificar os detalhes de espaço dos storages:

Veja na figura acima que consigo obter os detalhes de uso de espaço de todas as partições mapeadas no meu dispositivo. Caso você queira detalhes apenas de um determinado mapeamento ou diretório faça df [seu mapeamento].

Veja que na figura acima obtive as informações apenas do /system.

O comando du: O comando du obtém o espaço utilizado por diretórios e subdiretórios.

Veja que na figura acima executei um du | more para obter o espaço utilizado por todos os elementos do meu dispositivo paginados com more. Caso você queira obter as informações a partir de um subdiretório faça du [subdiretorio]:

Veja que na figura acima utilizei o comando du /system para obter as informações a partir do /system.

Paras aqueles leitores que não estão familiarizados com o uso do adb shell para executar comandos no prompt do Android OS, leiam o artigo http://www.frameworksystem.com/abrindo-um-adb-shell-terminal-no-android/.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Phone: (31) 3646-1612
Fax: (31) 3646-1614
Loja 01, Lourdes, Belo Horizonte/MG
Rua Rio de Janeiro, 1278