Cap. 4 – Desenvolvendo Android Games

O capítulo de hoje irá apresentar como criar a Activity principal da aplicação.  Esta  activity será responsável por gerenciar os recursos de menus do jogo e todas as opções de interação entre o usuário e o aplicativo como pausar o aplicativo, iniciar um novo jogo, sair, etc.

Para começarmos, abra o Eclipse e localize seu projeto KillBee. Depois de aberto o Eclipse, vamos começar a configurar os arquivos e criar nossos primeiros códigos Java.

Para criar a activity principal do jogo, siga os passos abaixo:

1. Configuração do arquivo strings.xml

1.1. Abra o arquivo resvaluesstrings.xml

1.2. Altere a propriedade title_activity_main de MainActivity para KillBee

1.3. Inclua as novas chaves no arquivo strings.xml. Essas chaves serão utilizadas para dar as opções de menu de Novo Jogo, Sair, Parar, Pausar e Continuar o jogo.

string name="menu_new"Novo Jogo/string
string name="menu_exit"Sair/string
string name="menu_stop"Parar/string
string name="menu_pause"Pausar/string
string name="menu_resume"Continuar/string

2. Configuração do arquivo MainActivity.java

2.1. Abra o arquivo srccom.framework.killbeeMainActivity.java

2.2. Crie as propriedades privadas

private static final int MENU_PAUSE = 4;
private static final int MENU_RESUME = 5;
private static final int MENU_NEW = 6;
private static final int MENU_STOP = 7;

2.3. Altere o método onCreateOptionsMenu(Menu menu) para incluir as opções de menu

public boolean onCreateOptionsMenu(Menu menu) {

super.onCreateOptionsMenu(menu);

menu.add(0, MENU_NEW, 0, R.string.menu_new);
menu.add(0, MENU_STOP, 0, R.string.menu_exit);
menu.add(0, MENU_PAUSE, 0, R.string.menu_pause);
menu.add(0, MENU_RESUME, 0, R.string.menu_resume);

return true;
}

2.4. Inclua o método onOptionsItemSelected(MenuItem item) para associar códigos Java aos itens de menu criados na aplicação. Este método será alterado à medida que a aplicação começar a ser construída.

public boolean onOptionsItemSelected(MenuItem item) {
switch (item.getItemId()) {
case MENU_NEW:
return true;
case MENU_STOP:
finish();
return true;
case MENU_PAUSE:
return true;
case MENU_RESUME:
return true;
}

return false;
}

2.5. Implemente o método onPause() que será chamado sempre que sua acivity for pausada. Este método será alterado durante a construção da aplicação, inserido os códigos a serem executados quando sua activity entrar em modo de pausa.

protected void onPause() {
super.onPause();
}

2.6. Implemente o método onSaveInstanceState(Bundle outState) que será chamado para guardar o estado do jogo quando este sair do topo da pilha de activities do android

protected void onSaveInstanceState(Bundle outState) {
super.onSaveInstanceState(outState);
}

3. Teste sua activity

3.1. Agora que sua activity principal está configurada, vamos testar o resultado.

3.2. Para testar o resultado, clique com o botão direito sobre o projeto KillBee e selecione a opção Run As… Android Application. Aguarde até que o emulador inicie. Este passo foi explicado no Capítulo 3.

3.3. Assim que sua aplicação estiver funcionando no emulador, clique no botão Menu e verifique que as opções de menu para o usuário já estão funcionando parcialmente e são exibidas na tela.

Por hoje é so!

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