Escrevendo em um socket no Android via linha de comando

Neste post vou mostrar um recurso bem interessante para testar socket server dentro do Android via linha de comando adb shell. Quando abrimos um socket server no Android, podemos acessá-lo via socket client programaticamente, escrevendo e lendo através de comandos Java. Em alguns casos não temos em nossa aplicação Java um client socket para testar o client server, o que nos leva a criar um client socket test apenas para testar o server. Uma maneira rápida de testar o socket server sem precisar escrever código Java para um socket client é escrever diretamente no socket server via telnet. Para isso, você deve acessar um prompt adb shell e digitar:

telnet HOST PORT

A partir deste ponto, o shell do Android irá abrir um shell telnet escrevendo e lendo diretamente no socket server. Digite o texto que você deseja enviar direto para o socket server e pressione a tecla ENTER. Para sair do prompt telnet, apenas pressione as teclas CTRL-C.

Lembre-se que par utilizar o comando telnet dentro do prompt adb shell do Android você deve ter seu dispositivo propriamente rooteado e possuir instalado o busybox direto do Google Play.

Paras aqueles leitores que não estão familiarizados com o uso do adb shell para executar comandos no prompt do Android OS, leiam o artigo http://www.frameworksystem.com/abrindo-um-adb-shell-terminal-no-android/.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Phone: (31) 3646-1612
Fax: (31) 3646-1614
Loja 01, Lourdes, Belo Horizonte/MG
Rua Rio de Janeiro, 1278