Antes de começar a trabalhar com a API, você vai precisar baixar a API  e obter a chave. Tanto a API quanto a chave estão disponíveis gratuitamente.

Configurando o ambiente

O Google Maps API Android V2 é distribuído como parte do Google Play services SDK . Siga os passos abaixo para instalar o Google Play Services SDK para o desenvolvimento com o Eclipse:

1. Selecione no menu do ecplise Window > Android SDK Manager

2. Vá até a parte inferior da lista de pacotes, selecione Extras> Google Play Services, e instale-o;

3. Copie o <android-sdk-folder>/extras/google/google_play_services/libproject/google-play-services_lib  library project para a pasta onde você criou seu projeto android;

4. Usando o Eclipse, importe o projeto de biblioteca em sua workspace. Clique em File> Import, selecione Android > Existing Android Code into Workspace  e vá para a cópia do projeto de biblioteca Google Play Service para importá-lo;

5. Vá em Properties do seu projeto (Clique com o botão direito no seu projeto) e selecione o menu “Android“;

6. Clique no botão [Add...] e na caixa de diálogo “Project Selection” selecione o projeto google-play-services-lib que foi importado anteriormente;

Tutorial Google Maps para Android

Nota: O Google Play Services não é compatível com o emulador Android

 

Obtendo a chave Map Api Key

O Google Maps API v2 Android usa um novo sistema de gerenciamento de chaves. Chaves existentes de um aplicativo Android Google Maps v1 não vão funcionar com a API v2.

Obter uma chave para a sua aplicação requer várias etapas. Estes passos são descritos aqui, e descritos em detalhe nas seções seguintes.

1. Recuperar informações sobre o certificado de sua aplicação (SHA-1 fingerprint).

A chave do Google Maps API é baseada em um pequeno formulário de certificado digital do seu aplicativo, conhecido como SHA-1 fingerprint. A fingerprint é uma seqüência de texto único, gerado a partir do algoritmo comumente usado SHA-1 hashing. Porque a fingerprint é única, o Google Maps pode usa-lo como uma forma de identificar a sua aplicação.

Você pode gerar a chave a partir de dois tipos de certificados:

Debug certificate: 

O certificado é apenas para uso de um aplicativo que você está testando, você não pode publicar um aplicativo que está assinado com um certificado de depuração. O certificado de depuração é descrito com mais detalhes na seção Signing in Debug Mode da Documentação de desenvolvedor Android. Você pode gerar uma chave de API a partir deste certificado, mas apenas usar a chave para o teste, nunca para a produção.

Exibindo o fingerprint para chave de debug:
1.1 Localize o arquivo de debug keystore. O nome do arquivo é debug.keystore, e é criado a primeira vez que você cria seu projeto. Por padrão, ele é armazenado no mesmo diretório do seu dispositivo AVD:
Usando o Eclipse selcione Windows > Prefs > Android > Build  para verificar o caminho completo (Default debug keystore);
1.2 Usando o Terminal do windows (cmd) navegue até a pasta bin do jdk da sua máquina para ter acesso aos comandos Keytool
1.3 Execute a seguinte linha de comando subistituindo o caminho do arquivo debug.keystore pelo seu visualizado anteriormente:
keytool -list -v -keystore “C:\Users\your_user_name\.android\debug.keystore” -alias androiddebugkey -storepass android -keypass android

Caso você tenha ma exceção de formato no keystore, você deve alterar as configurações regionais do seu Windows colocando Formato e Local para Estados Unidos

1.4 Você deverá ver uma saída semelhante a esta e dentre as informações você já pode ver seu SHA-1 fingerprint

Alias name: androiddebugkey  
Creation date: Jan 01, 2013  
Entry type: PrivateKeyEntry  
Certificate chain length: 1  
Certificate[1]:  
Owner: CN=Android Debug, O=Android, C=US  
Issuer: CN=Android Debug, O=Android, C=US  
Serial number: 4aa9b300  
Valid from: Mon Jan 01 08:04:04 UTC 2013 until: Mon Jan 01 18:04:04 PST 2033  
Certificate fingerprints:      
MD5:  AE:9F:95:D0:A6:86:89:BC:A8:70:BA:34:FF:6A:AC:F9      
SHA1: BB:0D:AC:74:D3:21:E1:43:07:71:9B:62:90:AF:A1:66:6E:44:5D:75      
Signature algorithm name: SHA1withRSA      
Version: 3


Release certificate:

  •  Este certificado pode ser usado com o aplicativo que você queira publicar em produção.

Depois de decidir qual o certificado correto para suas necessidades, você pode obter a chave seguindo este outro tutorial…
2. Registrar um projeto no Google APIs Console e adicionar a API do Google Maps como um serviço para o projeto.

2.1 Acesse Google APIs Console

2.3 Se você não usou o Google APIs Console antes, você será solicitado a criar um projeto que você usará para controlar o uso do Google Maps API Android. Clique em Create Project e crie um novo projeto chamado Projeto API. Na próxima página, este nome aparece no canto superior esquerdo. Para renomear ou gerenciar o projeto, clique em seu nome.
Se você já está usando o Google APIs Console, você vai ver imediatamente uma lista de seus projetos existentes e os serviços disponíveis. Ainda é uma boa ideia usar um novo projeto para o Google Maps API Android, portanto, selecione o nome do projeto no canto superior esquerdo e, em seguida, clique em Create.

3. Uma vez que você tem um projeto definido, você pode solicitar uma ou mais chaves.

3.1Você deverá ver uma lista de APIs e serviços na janela principal. Se você não estiver vendo isso, selecione Services da barra de navegação à esquerda.

3.2 Na lista de serviços exibidos no centro da página, role para baixo até ver o Google Maps API v2 Android. Clique no indicador de “interruptor”, de modo que ele está ligado.

3.3 Aceite os termos de Serviços e estará pronto para ter uma Maps API Key.

3.4 Na barra de navegação à esquerda, clique em API Access.

3.5 Clique no botão [Create New Android Key...]

3.6 Na caixa de diálogo, digite o  SHA-1 fingerprint, em seguida, um ponto e vírgula, em seguida, o nome do pacote do aplicativo. Por exemplo:

BB:0D:AC:74:D3:21:E1:43:67:71:9B:62:91:AF:A1:66:6E:44:5D:75;com.frameworksystem.android.mapexample

O Google APIs Console responde exibindo-chave para aplicativos Android (com certificados), seguido por uma chave, por exemplo:

AIzaSyBdVl-cTICSwYKrZ95SuvNw7dbMuDt1KG0

4. Finalmente, você pode adicionar a sua chave para a sua aplicação e iniciar o desenvolvimento.

Adicionando a API Key em sua aplicação

O passo final é adicionar a chave da API para a sua aplicação.

1. Em AndroidManifest.xml, adicione o seguinte elemento como um filho do elemento application, inserindo-lo antes da tag de fechamento </ application>:
<meta-data android:name=”com.google.android.maps.v2.API_KEY” android:value=”your_api_key”/>

2. substitua “your_api_key” Pela sua chave API Key obtida anteriormente.

3. Adicione os seguintes elementos para o seu AndroidManifest.xml. Substitua com.frameworksystem.android.mapexample com o nome do pacote da sua aplicação.

<permission android:name=”com.example.mapdemo.permission.MAPS_RECEIVE” android:protectionLevel=”signature”/>
<uses-permission android:name=”com.frameworksystem.android.mapexample.permission.MAPS_RECEIVE”/>

4. Especifique as seguintes permissões no AndroidManifest.xmlsubstituindo com.frameworksystem.android.mapexample pelo pacote da sua aplicação:

 
<uses-permission android:name=”android.permission.INTERNET” />
<uses-permission android:name=”android.permission.ACCESS_COARSE_LOCATION” />
<uses-permission android:name=”android.permission.ACCESS_FINE_LOCATION” />
<uses-permission android:name=”android.permission.ACCESS_NETWORK_STATE” />
<uses-permission android:name=”android.permission.WRITE_EXTERNAL_STORAGE”/>
<uses-permission android:name=”com.google.android.providers.gsf.permission.READ_GSERVICES”/>

<permission android:name=”br.com.cadastroindustrial.permission.MAPS_RECEIVE”
android:protectionLevel=”signature”/>
<uses-permission android:name=”com.frameworksystem.android.mapexample.permission.MAPS_RECEIVE”/>

<uses-feature
android:glEsVersion=”0×00020000″
android:required=”true”/>

Desenvolvendo um Mapa

1.  Implement a seguinte Activity:

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import android.app.Activity;
import android.os.Bundle;
import android.view.Menu;
 
import com.google.android.gms.maps.CameraUpdateFactory;
import com.google.android.gms.maps.GoogleMap;
import com.google.android.gms.maps.MapFragment;
import com.google.android.gms.maps.model.BitmapDescriptorFactory;
import com.google.android.gms.maps.model.LatLng;
import com.google.android.gms.maps.model.Marker;
import com.google.android.gms.maps.model.MarkerOptions;
 
public class MainActivity extends Activity {
  private LatLng frameworkSystemLocation = new LatLng(-19.92550, -43.64058);
  private GoogleMap map;
 
  @Override
  protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
    super.onCreate(savedInstanceState);
    setContentView(R.layout.activity_main);
    map = ((MapFragment) getFragmentManager().findFragmentById(R.id.map))
        .getMap();
    Marker frameworkSystem = map.addMarker(new MarkerOptions()
                                               .position(frameworkSystemLocation)
                                               .title("Framework System"));
    // Move a câmera para Framework System com zoom 15. 
    map.moveCamera(CameraUpdateFactory.newLatLngZoom(frameworkSystemLocation , 15));
    map.animateCamera(CameraUpdateFactory.zoomTo(10), 2000, null);
  }
 
  @Override
  public boolean onCreateOptionsMenu(Menu menu) {
    getMenuInflater().inflate(R.menu.activity_main, menu);
    return true;
  }
 
}

 

2. Implemente o seguinte layout para a Activity

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<RelativeLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
    xmlns:tools="http://schemas.android.com/tools"
    android:layout_width="match_parent"
    android:layout_height="match_parent"
    tools:context=".MainActivity" >;
 
    <fragment
        android:id="@+id/map"
        android:layout_width="match_parent"
        android:layout_height="match_parent"
        class="com.google.android.gms.maps.MapFragment" />;
 
</RelativeLayout>

 

Observações:

Pessoal, as estruturas de Fragment do android foram criadas na versão 3.0.
Para aplicações feitas com versões anteriores do android existe a biblioteca android-support-v4.jar que oferece suporte a estrutura de Fragment e outras novas implementações para as versões anteriores do android.

Para adicionar a biblioteca de suporte em sua aplicação, usando o eclipse vá em Properties do seu projeto (Clique com o botão direito no seu projeto) e selecione Android Tools > Add Support Library… marque Accept All e clique no botão [ Install ]

Feito isso sua Activity agora deve estender de FragmentActivity e para instanciar o objeto map (private GoogleMap map) deverá ser feito as seguintes alterações:

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map = ((SupportMapFragment) getSupportFragmentManager().findFragmentById(R.id.map)).getMap();

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