O Android foi idealizado inicialmente para receber apenas aplicações vindas do antigo Android Market. O Android Market tornou-se Google Play e os usuários Android tiveram um acesso muito maior às aplicações disponíveis para seus dispositivos. Instalar uma aplicação via Google Play é muito simples. Basta que o usuário acesse o Google Play via wifi e instale a aplicação desejada. Mas se o usuário desejar instalar uma aplicação que não está no Google Play também é bem simples.

A primeira coisa a ser feita é liberar a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas existente nas configurações do Android para aplicativos. Atenção para esta opção, pois você pode estar abrindo uma brecha de segurança em seu dispositivo.

Agora instale o aplicativo ES File Explorer do Google Play para que você possa navegar pelos diretórios do seu dispositivo.

A próxima coisa é copiar a aplicação (apk) para dentro do dispositivo. Para isso, primeiro coloque a apk dentro de seu computador. Logo em seguida, conecte o cabo USB do computador no dispositivo e transfira a apk para dentro do dispositivo em algum lugar que você possa acessar via ES File Explorer. Em geral, você pode jogar sua apk para dentro de /mnt/sdcard/android. Você pode utilizar o Eclipse junto com o PDANet para transferir sua apk também. Apenas utilize o File Explorer do Eclipse depois que o PDANet identificar seu dispositivo e transfira o arquivo.

Depois de transferida sua aplicação, navegue pelo ES File Explorer em seu dispositivo e clique sobre a aplicação (apk). O Android irá perguntar se deja instalar a aplicação. Você clica na opção Sim e sua aplicação estará instalada.

Lembre-se que a aplicação será instalada dentro de /data/app. Caso você queira obter uma apk de algum outro dispositivo é só fazer o caminho inverso. Obtenha a apk do dispositivo e coloque em seu computador. Em seguida, transfira a apk obtida para dentro do novo dispositivo e siga os passos acima.

Para conhecer melhor os locais das apks dentro do Android, leia o artigo Local da apk dentro do File System do Android

Drivers Genéricos para o Android (PDANet)

Para saber mais sobre o Eclipse, leia o artigo Instalando a IDE Eclipse

Se você quiser saber mais sobre programação Java, .Net, Android, IOS, Banco de Dados, Análise de Sistemas, Pontos de Função, faça nossos treinamentos e conheça a Framework Training Center – Comprometimento em Qualidade de Ensino.